Design de Produto

1ª Semana

Pesquisa:










Esta Cadeira de balouço / Candeeiro, gera luz a partir do baloiçar da mesma. O Candeeiro possui uma bateria recarregável através do movimento, ele até identifica a intensidade da luz exterior, ligando-se apenas quando realmente é necessário. Interessante como se pode adicionar novas funcionalidades a algo que para que a suafuncionalidade é inalterável. Apenas juntar dois elementos meramente comuns que se fundem num elemento novo, diferente e original.

Designer: Rochus Jacob



Asa Design
Poltrona Órbita
Produto seleccionado para a 22a. Edição do Prémio Design Museu da Casa Brasileira, a mais conceituada premiação de design do Brasil. Pequenas formas criam algo excentrico.

 O Designer de Produto visa criar peças que atendam aos seguintes critérios:
  • As necessidades do usuário;
  • Possibilidades de utilização;
  • Custo x Benefício;
  • Materias bons e baratos;
  • Qualidade e exatidão.
Os mercados que utilizam o Design de Produtos são inúmeros, entre eles aguçam-se:
Móveis:









Brinquedos:




Automóveis:



Etetrônicos:






Diversos:





http://artexpansive.blogspot.com/2011/04/design-de-produto.html

Garrafa de Coca-Cola de 1915, desenhada por Earl R. Dean
Noções Básicas de Design de Produto:


Design de produto O design de produto, ou desenho industrial, dedica-se à produção de objectos. O objectivo de um designer de produto é a criação de um objecto funcional e atractivo, tendo em conta as vertentes económicas, políticas e sociais do público a que o produto é dirigido. São normalmente produtos relacionados com a vida quotidiana. Estes produtos podem ser os mais variados, desde mobiliário, electrodomésticos, acessórios de cozinha, carros, etc. É necessário atender a variados factores. O primeiro é a funcionalidade. Um produto que não seja funcional não será adquirido pelo público. Claro que e estética tem um valor importante, mas desde que não prejudique a funcionalidade do objecto. Por exemplo, um armário lindíssimo, mas com uma grande área de ocupação e sem espaço de arrumação não seria escoado pelo mercado. Também os materiais utilizados e a mão-de-obra necessária são um ponto a considerar. Espera-se que seja um produto economicamente viável para a empresa que o produz e por é necessário que seja um objecto competitivo no mercado em que será lançado. Voltando ao exemplo do móvel. Um armário com poucas portas exige menos material e mão-de-obra, mas em termos de arrumação não é prático. Um armário com um material de qualidade, mas caro, torna-se inviável por apenas ser acessível a um grupo económico restrito. Um armário que de alguma forma pareça fazer alusão a uma figura


Notas:

É Impressionante como em design de produto existe uma infinita possibilidade de criar um objecto, desde tirar-lhe a sua forma habitual, adicionar novos elementos, novas possibilidades, conceitos, e dá para ver como design de produto é importante para nós porque é algo que nos sempre rodiou que utilizamos sem pensar que aquilo, seja uma caneta, um lápis, um candeeiro, uma mesa ... tenha sido um trabalho de alguém, um conceito de algém, uma vida de alguém ... e por isso me fascina pois o designer contem a responsabilidade daquele objecto, simples ou complexo, tenha o máximo de praticalidade para a pessoa que o vai usar, e que sentimentos ou emoções ou simples pensamentos vai transmitir.


2 Semana

Pesquisa:

Pesquisei tambem sobree um Designer muito conhecido:



Philippe Starck

Irônico, excêntrico, criativo, irreverente, visionário, obstinado, genial... Difícil alguém falar do arquiteto e designer parisiense Philippe Starck sem mencionar junto ao seu nome alguns desses adjetivos.

Mas para sermos justos não podemos nos esquecer de adicionar à lista eclético e versátil - Starck desenha de escovas de dentes a metais sanitários, de quartos de hotel a espremedores de frutas, tudo com maestria suficiente para ser visto como um verdadeiro mestre do design francês e ser o grande ídolo dos jovens estudantes de arquitetura.

Parisiense nato, Starck nasceu em 1949 e realizou seus estudos na Ecole Centrale des Arts Decoratifs. Com apenas 20 anos de idade fundou uma empresa para vender casas infláveis que ele mesmo desenhava. Entre os anos de 1969 e 1975 Stark passou a trabalhar em colaboração com Pierre Cardin. Um ano depois, com o fim da parceria e com mais independência para inventar, trabalha na decoração de casas de espetáculos e night-clubs parisienses. Nos anos 80 começa então a (re)criar com afinco peças coloridas e bem humoradas voltadas para o uso na atividade cotidiana, como o seu famoso espremedor de laranjas Juicy (provavelmente sua criação mais conhecida), a escova de dentes dr. Kiss e uma infinidade de outros utensílios domésticos: pratos, escorredores de massas, talheres, ganchos para toalhas...

Criou inúmeros objectos entre eles o conhecido espremedor de frutas:

Simples e genial, o espremedor de frutas Juicy se tornou um símbolo da capacidade criativa de Philippe Starck.

As banquetas cromadas 'Bubu II' têm assento removivel para que você possa guardar o que quiser dentro delas. São uma variação das 'Bubu 1er', transparentes e que se parecem com uma fatia de limão se vistas de cima.

http://viverparis.blogspot.com/2009/04/philippe-starck.html