Subjectivismo, O Meu modo de ver o mundo

5º MOD - Têxteis - 1ª semana - 04.05.2011

Referenciais:
Nesta Semana pesquisei por referenciais:



Personalidades: as imagens das pessoas, o concreto esconde a personalidade de cada pessoa.

http://hermes-embuscadesophia.blogspot.com/2008/11/subjectivismo-tico.html





O concreto: as aparencias enganam e são elas que escondem o subjectivismo dentro de cada um de nós.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://spe.fotolog.com/photo/30/44/15/coisoetal/1245459795762_f.jpg&imgrefurl=http://www.fotolog.com/coisoetal/64391191&usg=__9Dlse1C-Z2c7s-4I5jUUkmBYaRE=&h=500&w=378&sz=38&hl=pt-PT&start=16&zoom=1&tbnid=2nOU4INl7P4gCM:&tbnh=130&tbnw=98&ei=kvq-Td78Ic-xhAf9kOmyBg&prev=/search%3Fq%3Dsubjectivo%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1680%26bih%3D955%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1





Um novo modo de ver as coisas.
http://mesquita.blog.br/page/338






Opostos: fez-me reflectir sobre o oposto entre o concreto e o subjectivo.





Ver as coisas de um modo diferente: eu vejo o mundo de um modo diferente que secalhar para alguns não tem sentido, mas que para mim está repleto dele.

http://olhares.aeiou.pt/o_outro_lado_da_torre_eiffel_foto1988894.html


Pesquisa:
No Âmbito da tecnologia de texteis pesquisei:


Indústria têxtil:
A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, têxteis domésticos (roupa de cama e mesa) ou em artigos para aplicações técnicas (geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.). As industrias têxteis tem seu processo produtivo muito diversificado, ou seja, algumas podem possuir todas as etapas do processo têxtil (fiação, tecelagem e beneficiamento) outras podem ter apenas um dos processos (somente fiação, somente tecelagem, somente beneficiamento ou somente fiação e tecelagem etc).
A manufatura dos tecidos é uma das mais velhas tecnologias do homem. Os tecidos conhecidos mais antigos datam aproximadamente do ano de 5.000 AC. As primeiras fibras a serem transformadas em fios e tecidos foram o linho e o algodão. A automação da indústria têxtil coincidiu com a Revolução Industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser acionadas por máquinas a vapor e, mais tarde, motores elétricos. É interessante observar também que a indústria têxtil foi pioneira no controle de máquinas por dispositivos binários, através dos cartões perfurados usados nos teares Jacquard.
É dividida basicamente em fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecidos e confecção, podendo ser uma indústria verticalizada, com todos os processos, ou ainda ter somente uma ou algumas fases da produção. Outros processos intermediários como por exemplo: engomadeira ou engomagem. A indústria têxtil possui também setores administrativos, manutenção e apoio.
A industria têxtil pertence a cadeia produtiva têxtil, cujo início se encontra nos produtores de matérias-primas (algodão e demais fibras), insumos (corantes têxteis, pigmentos têxteis, produtos auxiliares etc), e nos fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis. A mesma encerra-se no comércio de venda final ao consumidor.


Tecido têxtil:

Tecido têxtil é um material à base de fios de fibra natural ou sintética utilizado no fabrico de roupas, cobertura de mesa, panos para limpeza, uso medicinal como faixas e curativos, entre outros. O tecido é fabricado na indústria têxtil.

Tipos de tecidos

Naturais

Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, podem ter três origens, a origem animal (lã e seda);a origem mineral (amianto); e a origem vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal).


Sintéticos

Os tecidos sintéticos são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o poliuretano elastomérico PUR (Elastano), além das Aramidas (Kevlar e Nomex).


Artificiais

Os tecidos artificiais provêm de: fibras celulósicas, tais como acetatos e viscose, e "fibras proteínicas", procedentes de matérias como o milho e óleos vegetais. Imitam perfeitamente a seda e o cetim, e incluem tecidos como o algodão.


Tipos de tecidos conforme trama/Teia


Tecidos planos

São resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de "trama" e os fios dispostos no sentido vertical são chamados de "urdume". Dividem-se em sub-classes:
Tecidos simples – tecidos formados por um conjunto de fios de urdume e um conjunto de fios de trama;
Tecidos compostos – mais de um conjunto de fios de urdimento e um ou mais conjuntos de trama;


Tecidos felpudos

São tecidos compostos, cuja superfície apresenta felpas salientes, inteiras ou cortadas;


Leno ou giro-inglês

São tecidos em geral muito porosos e cujos fios de urdimento se entrelaçam com as tramas, e também com outros fios de urdimento.


Tecidos jacquard

São tecidos simples ou compostos, que apresentam grandes desenhos obtidos pela diferença de ligamentos usados e/ou pelo uso de fios coloridos .


Malha

É uma superfície têxtil, formada pela interpenetração de laçadas ou malhas que se apoiam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios. Dividem-se em:
Por trama – são tecidos de malha obtidos a partir do entrelaçamento de um único fio, podendo resultar num tecido aberto ou circular
Por urdume – são tecidos de malha obtidos a partir de um ou mais conjuntos de fios, colocados lado a lado, à semelhança dos fios de urdume da tecelagem plana


Mistos

São tecidos de malha por urdume ou trama com inserção (lay-in) periódica de um fio de trama, objetivando dar melhor estabilidade dimensional ao tecido. É também conhecido como malha laid-in.


Tramados

São produzidos em máquinas de malharia por urdume, chamadas tramadeiras, e são muito similares ao tecido plano, com a diferença que os fios de urdume são substituídos por colunas de malha. Com este tecido ganha-se em produção, pois a velocidade da tramadeira é muito superior ao do tear plano.


Nonwoven ou não tecido

São tecidos obtidos através do entrelaçamento de camadas de fibras que se prendem uma as outras por meios físicos e/ou químicos, formando uma manta contínua. Podem ser:
Feltro - é o tecido resultante do entrelaçamento de fibras de lã ou similares, através da ação combinada de agentes mecânicos e produtos químicos;
Folheado - é o tecido feito a partir de um véu de fibras têxteis, não feltrantes, mantidas juntas por meio de um adesivo ou por fusão de fibras termoplásticas. Apresenta três tipos: com as fibras orientadas, com as fibras cruzadas e com as fibras dispostas ao acaso.


Tecidos especiais

São aqueles obtidos por processos dos quais resulta uma estrutura mista de tecido plano, malha e não-tecido, ou ainda, como resultante de soluções de polímeros de fibras aplicadas aos tecidos. Podem ser:
Laminados - são estruturas obtidas pela colagem de dois tecidos diferentes ou pela simples aplicação de um impermeabilizante químico a um tecido qualquer.
Malimo - estes tecidos levam o nome da máquina onde são produzidos. É uma estrutura obtida pela sobreposição, sem entrelaçamento, de camada de urdimento sobre a camada de trama e cuja amarração é obtida por uma cadeia de pontos de malha.


Filmes

Não são estruturas têxteis, aproximando-se mais da textura do papel. São todavia, produzidos a partir de soluções de fibras têxteis, mais freqüentemente de náilon. Podem aparecer isolados ou laminados com outro tecido.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_t%C3%AAxtil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_t%C3%AAxtil


Productos Têxteis:

















http://www.museosdemexico.org/museos/index.php?idMuseo=61&idMenu=6&Tipo=7&idExposicion=380&TipoMenu=2&Historico=1













http://www.hoyartehoy.com.ar/?p=569



5º MOD - Têxteis - 1ª aula tecnologia- 04.05.2011


No passado dia 26 de Abril, foi-nos apresentado uma nova tecnologia denominada “têxteis”.
A aula foi dividida em duas partes, a primeira antes do intervalo a segunda após o mesmo.

Na primeira parte foi-nos exposto as normas de atitudes e valores. Posteriormente os professores demonstraram a planificação geral das aulas mas pela qual não poderemos respeitar devido ao numero diminuído de aulas:

· 1ª Cultura têxtil

· 2ª Visita de estudo

· 3ª Materiais /técnicas/equipamentos

· 4ª Explorar qualidades formais, plásticos e expressivos dos materiais e das tec.

· 5ª Experimentação e desenvolvimento

· 6ª Apresentação, discussão e avaliação

Seguidamente foi nos apresentados vários produtos têxteis, entre eles uma bobine de madeira contendo uma série de padrões, materiais e frases, uma esfera de pano, um conjunto de tecidos com diversos padrões inspirados na cultura marroquina, um tecido intercalado com uma fotografia recortada. Os professores deixaram como objectivo de pesquisa, três palavras: apropriar-se, performance (em que os professores já a tinha diferenciado do teatro, sendo mais ligada ás artes plásticas), e respigar.

A segunda parte da aula consistiu meramente na apresentação de powerpoint em que destacamos:

· Autores: Louside Borgois , Maria Lai , Ana Vieira , Rosemary Trooke, Christo , Joana Vasconcelos, Frederica B Duarte , Michael Buthe
· Técnicas: tecelagem, estampagem, técnicas mistas
· Acções: aplicar, sobrepor, revestir, franzir, pontear, pespontar, stitch, bordar, colar, engomar, tingir, reservar e rasgar.


5º MOD - Têxteis - 1ª aula Projecto- 04.05.2011

Conceito:

Nem tudo é literal, ou Branco e preto, isso torna o nosso mundo tal como é: notável, diverso intenso e aliciante, do qual entendo parte e ciente de que outra deconheço.
Adoroõ mesmo assim, faz-nos lutar, sonhar a criar. Sensações, emoções e desafios tornam-nos únicos e idênticos, é isso que agora entendo e que agora sou edou valor - subjectivo.

O meu conceito retrata a meu modo de ver o mundo, não de uma forma superficial mas sim abstracta, em que me alicia e torna este mundo concreto que vemos, em algo que nos surprenda e nos mantem vivos e não simples máquinas a exercer acções.
Como exemplo dou sempre o caso das personalidades que me fascina: bom emau, verdadeiro e falso e todos esses opostos que nos tornam diferentes e que tudo isso provem de algo que não vemos (subjectivismo) mas se transmite em algo que vemos(concreto)
Para a criação do meu objecto têxtil centrime no oposto concreto e suvjectivo, o concreto traduzido na liniariedade dos tecido e ses padrês e ausencia de volume  e o subjectivo algo com mais cor, mais volume e menos linear.

Exploração de Ideias:





















Selecção e Desenvolvimento de Ideias:



Produto Final:


 
Stencil: